Nelo Carvalho nasceu em Luanda em 1959 e começou na música aos 15 anos.
Tem um percurso recheado de êxitos primeiro com o Trio “Raízes” e a partir de 1981, com a integração no espetáculo dos “Duo Ouro Negro”, a sua carreira conhece uma viragem, permitindo-lhe correr o mundo, pela Europa, África e Américas.
Depois de duas décadas em que soma êxitos sempre integrado em várias bandas, a partir de 1992 dedica-se à sua carreira a solo.
Depois de ter gravado o seu primeiro disco a solo e de várias incursões por vários estilos de música, em 2013, Nelo Carvalho resolve ir à procura das suas referências de base e ir buscar os ritmos, as vozes e as sonoridades que mais se identificam com o seu passado.
Desta fase, Nelo Carvalho tem três discos para oferecer ao público, onde se entrelaçam amigos, gostos, culturas, sonoridades, enriquecendo ainda mais sua trajetória, encontrando caminhos (“Encontros” | 2013), reencontrando afetos, cumplicidades e disponibilidade noutros participantes que trouxeram abraços, (“Reencontros” | 2015) e abriu portas para outras “viagens”, numa incursão pelo mundo hispânico, convivendo com outras vozes, com o canto castelhano (“Las Voces Y Los Cantos” | 2017), finalizando a Trilogia.
O cantor prima pela diferença e é um artista sem pressas!
Com o final da trilogia, concebeu um concerto muito especial, pensado para agradar a vários tipos de público, trazendo músicas e leituras novas numa viagem criativa entre canções de Angola, Cabo Verde, Brasil, Cuba, República Dominicana, Guadalupe e Espanha, com ritmos como a Morna, Semba, Zouk, Bossa Nova, Coladera, Fusão e Jazz, entrelaçando sons e fonias, num casamento entre África, as Américas e Europa.
O seu espetáculo é uma homenagem às sonoridades, à ousadia e às formas.
Nelo Carvalho vai editar, em breve, o seu mais recente álbum de originais.
Carlos Leitão
Reproduzir vídeo
Mamã Falou
Reproduzir vídeo
Wamesena
Reproduzir vídeo
Sorriso do Mundo
Reproduzir vídeo